sábado, maio 13, 2017

O DIA DAS MÃES -2

AMOR INCONDICIONAL - SERÁ ?

ATÉ QUANDO ?

TEM DE SER ASSIM ? POR QUE ?

Quando nasce uma criança é,ela  tão pequena e frágil ,que para sua sobrevivência ,Deus dotou a mulher desse instinto maternal ,e do amor incondicional .

Se bem que nem todas tenham ,senão não haveria o abandono ,mas são exceções .

Esse tal amor incondicional ,pode durar a vida inteira ,mas ele é necessário sobretudo  na primeira infância ,quando a criança depende muito do adulto que cuida dela - falando de 1 forma ampla ,porque tem os avós e os tios que cuidam de crianças que não geraram ,mas sendo parentes ,assumem como sua.

Mas ... o que é esse amor incondicional ?

Incondicional - aquele que não impõe uma condição para existir .Então ,existe sempre e seja qual for o caso ou a situação .

Um amor assim ,sem condições e o tempo todo ,só é bom mesmo quando é protetor e  de mãe para filho ,aquele serzinho frágil e tão carente de cuidados e atenção .
Para um filho deficiente físico ou mental ,também o vale.

Mas e a medida que ele cresce ,vai adquirindo INDEPENDÊNCIA  e talvez não precise mais de toda proteção materna ? A vida muda ,as coisas mudam ,as situações novas vão surgindo .

Um filho ou filha ,quando entra na escola ,precisa não tanto de proteção mas sim de que seja preparado para assumir e respeitar as REGRAS  que a convivência em  SOCIEDADE  impõem ,e cabe a mãe ir lhe dando a liberdade e responsabilidade diante da vida .

O amor incondicional pode permanecer dentro do peito materno ,mas deixa de ter sentido protetor ,nem pode ser mais assim .

O amor protetor cede lugar ao amor libertador ,ou preparador para a vida .
As mães tem de entender isso ou correm o risco de criarem pessoas fracas e sem atitude diante da vida .

Os filhos crescem ,ficam adolescentes e não gostam do amor excessivamente protetor ,eles querem liberdade e o amor agora vem na forma de EXEMPLOS ,CONSELHOS .que norteiam a vida dos filhos .Isso é amor .

Muitas vezes ,eles se formam no colégio e vão estudar noutra cidade e tem de estar preparados para saber viver longe dos pais ,e saberem conduzir a própria vida ,que aos poucos ,vão tomando as rédeas de suas vidas .

Se foram amados, bem criados ,saberão fazer isso ,longe dos paisg ,longe de casa viver ,estudar ,organizar sua vida .Com  responsabilidade ,honestidade .Se foram bem orientados ,enfrentarão seus primeiros passos sozinhos ,se preparando para a vida adulta .

Os filhos crescem e se tornam adultos ,alguns já moram fora ,porque foram estudar ,começam a trabalhar ,vivem em outra cidade ,longe da mãe ,do pai ,mas ... e aquele amor incondicional de quando nasceram ,onde está ? onde ficou ? ou será que continua ? onde ?

A aceitação de um filho como ele é ,do jeitinho que ele é ,a sua personalidade ,a pessoa em que ele se tornou seja lá como for ,é o primeiro sinal de que existe sim o amor incondicional por um filho quando ele se torna um adulto ,é um homem ou 1 mulher ,quem tem filha .

As vezes discutem com a mãe ou o pai ,mas isso faz parte ,é o acerto de personalidades ,o acerto entre as gerações ,que muda com o tempo .Discutir é saudável quando existem pontos de vista diferentes ,e cada um sabe respeitar o do outro .
Agora ,os filhos que saem de casa em busca da "tal liberdade "simplesmente por UMA REBELDIA SEM MOTIVO APARENTE  e não voltam mais ,se afastam ,deixam a mãe para o resto da vida ,esse abandono ,desprezo sem motivo ,chega a ser CRUEL .
VÃO EMBORA SEM OLHAR PARA TRÁS
E o AMOR ? onde ficou ?
Perdido no caminho da vida ?
Querem se ver  livres do CONTROLE MATERNO -PATERNO  sobre suas vidas ,a tal  " pegação no pé "....
Mas se a mãe "pega no pé" do filho para ele ir estudar ,ou arrumar 1 emprego ,isso É AMOR ,porque a mãe ama ,a mãe cuida ,a mãe só quer o melhor para seu filho e nisso se inclui a parte chata da vida ,a  COBRANÇA das tarefas ,de um trabalho para ter seu dinheiro e parar de pedir ,a cobrança dos horários para chegar em casa a noite ,cobrar os estudos ,bom desempenho .
ISSO É AMOR
A TAL LIBERDADE SEM COBRANÇA eles tem quando vão morar sozinhos e muitas vezes se perdem nas festas ,na bebedeira e depois nas consequencias .
Viver tem disso ,a responsabilidade que eles só vão adquirir ao crescer e assumir plenamente  sua via ,sua pessoa.

Para isso ,o amor incondicional materno tem muitas e muitas vezes  ABRIR MÃO DE SI ,ABRIR MÃO DE ESTAR PRÓXIMA DO FILHO

A MÃE QUE SABE AMAR OS FILHOS TAMBÉM TEM DE APRENDER
QUANDO É CHEGADA A HORA DE LIBERTAR O FILHO

UM A UM ELES VÃO PARTINDO

TAL QUAL OS PASSARINHOS DENTRO DO NINHO

QUE VÃO CRIANDO CORAGEM E SE LANÇANDO NO AR
PARA VOAR PELA VIDA

UNS VOLTAM OUTROS NUNCA MAIS VERÃO A MÃE


E O TAL AMOR INCONDICIONAL ?

PERMANECE DENTRO DO PEITO DA MÃE
GUARDADO
SÓ PARA SI ,AGORA
PORÉM ,TOTALMENTE CONSCIENTE DE QUE SOUBE CRIAR
AMAR
E LIBERTAR CADA FILHO 














































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...